Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

sábado, 1 de setembro de 2007

EXEMPLO DE GESTÃO: PROFESSOR WELLINGTON FERREIRA PIRES



UM EXEMPLO DE GESTÃO


Dirigir é “a maneira como se governa a empresa, a forma de conduzi-la para que obtenha sucesso, solucionando problemas, desenvolvendo estratégias e efetuando diagnósticos de situações Administrar é dirigir uma
organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Lacombe (2003, p.4) diz que a essência do trabalho do administrador é obter resultados por meio das pessoas que ele coordena. A partir desse raciocínio de Lacombe, temos o papel do "Gestor Administrativo" que com sua capacidade de gestão com as pessoas, consegue obter os resultados esperados. Drucker (1998, p. 2) diz que administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar”. Em sendo assim “as principais funções administrativas são: fixar objetivos (planejar), analisar: conhecer os problemas. Solucionar problemas Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas). Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar) Negociar Tomar as decisões. Mensurar e avaliar (controlar)”. E foi “Fayol ... o primeiro a definir as funções básicas do administrador: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar - POCCC. Destas funções a que sofreu maior evolução foi o "comandar" que hoje chamamos de Liderança.

Busquei todo conjunto conceitual, através do wikipedia, a fim de fundamentar o ponto no qual desejo expor de uma forma gerencial, a qual foi de tamanha grandeza, isto pelo fato de prematuridade da ação; consoante a realidade nacional, mormente baiana. Ao fazer uma visita ao Colégio Luiz Rogério de Souza, em Plataforma, subúrbio rodoviário de Salvador fique sabendo da mudança de gestor (outrora denominado de diretor). Surpreendeu-me o fato da comunidade escolar ter aprovado e participado da escolha, fato incomum, visto não se ter uma legislação que defina como eleição a nomeação de diretores, ou melhor, gestores.

Entretanto não quero ater-me às questões gerenciais de estado. Quero reportar-me ao que vi, posto que é isso que interessa a comunidade escolar: priorização a professores e alunos, ou alunos e professores; sem esquecer dos funcionários pelo fato de fazerem “back stage” da escola ou colégio. Em fim, notei que em alguns dias o novo diretor, professor Wellington, instalou e pós para funcionar os computadores da escola (dá para ver porque chamou a minha atenção), numa visão de “gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social”, levando em consideração a inclusão digital. Outro ponto digno de nota foi solucionar problemas do tipo de por as máquinas para funcionar; organizar espaço físico adequado e alocar recursos financeiros, tecnológicos e de pessoas. No item pessoas o diretor está incentivando professores a tomar cursos na área da informática, objetivando implementar melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem. O que implica na melhoria da qualidade docente e aumento da estima discente, cuja conseqüência é motivar as pessoas a buscar cada vez mais a excelência.

No item ambiência é notável uma maior harmonia na unidade escolar, visível é as pessoas estarem mais comprometidas, mais confiantes, acreditando, sonhando com mudanças, opinando, sugerindo, participando de construção da escola. Dirigir é ser um maestro, onde cada instrumento dá a cor da música, da melodia. Gerenciar pessoas é vê-las como indivíduos, não como cargo ou funções e fazendo as coisas funcionarem, serem eficientes, manter coesão, conhecer e compartilhar problemas e soluções.

Em sendo assim, espero que os novos gestores busquem humanizar as relações nas escolas, expurgarem as velhas práticas de culpados e inocentes, mandantes e cumpridores. A escola deve ser um local para melhorar as relações humanas. A escola não é para deteriorá-las, onde o professor é o culpado de tudo para aqueles que não fazem educação, apenas – de longe e do alto – comentam, sem conhecê-la. Não busquem culpados, busquem a exemplo de prof. Wellington soluções para as escolas.

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES PARA DIRETOR 2008
REALIZADAS EM 17/12/2008
SEGMENTO ALUNOS
Votantes -----------221
Votos recebidos ----213
SEGMENTOS PAIS
Votantes ----------27
Votos recebidos ---18
SEGMENTO FUNCIONÁRIOS
Votantes ---------19
Votos recebidos---18
Uma prova de que o trabalho reconhecido pela comunidade do Colégio estadual Dr. Luiz Rógerio resultou na sua plena eleição. Parabéns professor Wellington.


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