Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

domingo, 7 de setembro de 2008

Hip Hop com Estudantes

FB2 e TNT BOYS
[TALENTOS]
FB2 é um grupo de HIP HOP formado por estudantes de várias escolas localizadas em um dos maiores bairros de Salvador. Esses garotos se reúnem para treinar, ensaiar, aprimorar a performance dançante do grupo sempre que podem. Na quadra F de Cajazeira XI eles organizam concursos de música e dança que vão do pagode ao hip hop nacional ou internacional


O grupo de cinco rapazes tem como filosofia demonstrar que o Hip Hop está longe de ser violência, drogas e formado por meninos maltrapilhos. Na concepção desses garotos hip hop é ensaios, comprar figurinos, tentar coincidir os horários para os ensaios.

HISTÓRIA DO HIP HOP
FONTE DE PESQUISA DANÇA DE RUA [>]


A Dança de Rua surgiu através dos negros das metrópoles Norte Americanas. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança.

Em janeiro de 1991, foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982.

O curso virou projeto e para alguns “religião”, sempre com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos. Hoje sua repercussão mundial, retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo.

A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break. Rap - rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura; Graffiti - que representa a arte plástica expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo; Break dance - que representa a dança.


O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip)...

Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade de Nova Iorque, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool D.J. Herc e Kool Dee.
Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.Js. do Bronx.
De qualquer modo em meado dos anos 70 outro jovem D.J. que foi inspirado por kool D.J. Herc, Kool D.J. Dee, Disco King Mario, começou aparecer e crescer no cenário da música B.Beat chamado Afrika Bambaataa.


Ele tinha algo de grandioso da música B.Beat de Kool Herc, ele começou a trazer novos discos e fazia as pessoas dançarem como um trovão, e decidiu de chamá-los de ZULU NATION. Nos próximos anos Bambaataa seria o responsável por várias gírias no movimento. Nesta mesma época apareceu outro D.J. com o nome de Grand Máster Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos Break Beats. Não foram Sugarhill Gang, D.J. Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts Blow que começaram a rimar em cima dessas batidas, foram realmente Grand Máster Flash, Mele mel, Kid Creole e Keith Cowbow que começaram o fenômeno das rimas.
Se existe alguém responsável pela criação da música Break Beat, foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash, os que vieram depois só ajudaram a construir o que chamamos de HIP-HOP.




VEJA MAIS FOTOS DOS GRUPOS

COMPONENTES DO FB2: ALAN, PAULINHO, RENE, NETO e MATHEUS

O TNT BOYS é formado por caçulinhas: Cassiano, Henrique, Pedro e Italo que estão na faixa dos nove aos doze anos. Eles participaram na homenagem do FB2

RELACIONADOS

ALAN MARQUESON NO JORNAL CAJAZEIRA 5

ALAN MARQUESON NO CORREIO DA BAHIA

TALENTOS [AQUI]

PARTE 1 [AQUI] PARTE 2 [AQUI]
TODAS AS FOTOS DO FB2[AQUI]

Nenhum comentário: