Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

sábado, 9 de maio de 2009

Aniversário da Escola Félix Joaquim de Moares 2009

ESCOLA FÉLIX JOAQUIM DE MORAES


LOCALIZAÇÃO:
Rua Canário, s /n, Camaçari de dentro, tem atualmente.


ESTRUTURA /CLIENTELA.
Possui oito salas de aulas, três laboratórios, uma sala de leitura, uma quadra coberta e atende a 622 alunos, nos turnos: diurno e noturno. Corpo discente oriundo dos diversos bairros e distritos do município.


COMO TUDO COMEÇOU
Segundo relatos de moradores, no local - onde hoje está a escola - era um terreno baldio, o qual servia de depósito de lixo, atividades ilegais e trivialidades. Terreno este pertencente à família do professor Felix Joaquim de Moraes. Por mobilização da comunidade encabeçada pelo senhor Deusdeth Ribeiro deu-se o pontapé inicial para dar um destino útil ao local. Que ali fosse construído algo de necessário para a sociedade.


Foi a partir dessa busca que descobriu-se que o terreno não era de propriedade do município, mas privado cujo dono eram os herdeiros do professor. Em contato com a família na pessoa da senhora Sula Moraes, a qual sensível a necessidade comum, cedeu em doação o terreno para construção da Escola.


É importante sinalizar que naquela época, idos da década de 70, século 20, só havia uma unidade de ensino da cidade, nas proximidades da praça Abrantes; fato que levavam crianças e adolescentes que residem no Cajueiro, onde está o Félix, a caminhar por mais de 50 minutos até chegar à escola. Principalmente em si tratando de crianças pequenas enfrentarem todos os dias tal percurso. Por isso, que a doação perpetrada pela senhora Sula Moraes foi de grande generosidade e uma grande contribuição para o povo de Camaçari.


Com a doação efetiva do terreno a comunidade com o apoio do senhor Deusdeth, vereador municipal, apresentaram um projeto de criação da unidade de ensino ao então prefeito Humberto Henrique Garcia Ellery, cuja aprovação transformou um sonho em realidade.


A principio cogitou-se em nomear a escola como Centro de Educação Cajueiro, ou Escola Cajueiro por está numa área repleta de árvores com este nome; entretanto levando em conta a história de vida do professor Félix e a doação feita pela família batizou-se a escola pelo nome de: Escola Municipal Félix Joaquim de Moraes.


QUEM FOI FÉLIX JOAQUIM DE MOARES

Félix Joaquim de Moraes nasceu em 23/04/1889, exerceu o cargo de professor de inglês no Colégio 2 de Julho, Colégio Central da Bahia, Colégio Estadual Carneiro Ribeiro e na Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU) . Formou-se em teologia, fundou a Escola batista Taylor Exídio na cidade de Jaguaquara.


Félix Joaquim de Moraes, também, foi pastor de prestígio na comunidade evangélica por conta das sábias palavras nas pregações. Não satisfeito, buscou novos desafios ao formar-se em direito pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, cuja atuação foi como advogado que procurou juridicamente ajudar os mais necessitados.


Veio a falecer em 1965, aos 76 anos, de vida dedicado as causas mais nobres: lecionar, pregar a palavra de Deus e buscar justiça para os injustiçados pelas carências da vida. Com sua partida deixou saudades, lições e exemplos para a humanidade.



Nenhum comentário: