Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Fotos e Vídeos Cidade do Saber Peça Casmurro

MENU: FOTOS [AQUI]     VÍDEOS [AQUI]
Machado de Assis After a Century, a Literary Reputation Finally Blooms.

Nesta noite, 20/08/2013, os alunos das Escolas Félix Joaquim de Morais e Cleusa Maria de Carvalho Moreira por iniciativa de professora Berenice, diretora da Escola Cleusa, conseguiu os convite para levar os alunos para assistirem a dramatização, baseada na Obra Dom Casmurro de Machado de Assis, Casmurro no teatro da Cidade do Saber.

Foi uma memorável noite, pois, os alunos interagiram com a dramatização e puderam conhecer um texto de um dos maiores escritores negros da América Latina. Emocionante, visto que alguns alunos viram e/ou entraram pela primeira vez num teatro e poder ter contato a cultura.
.FOTOS                                                             .
Atores encenado a peça Casmurro, baseado Dom Casmurro de Machado de Assis.

 Neste espetáculo é contada a história de amor entre Bentinho e Capitu. Ele de família Burguesa e religiosa, enquanto que Capitu é uma menina levada, filha de um funcionário de repartição com uma dona de casa. A desconfiança vem à tona quando o filho do casal nasce com a semelhança do melhor amigo de Bentinho
 
 Atores encenado a peça Casmurro, baseado Dom Casmurro de Machado de Assis.

 Resumo da obra:

Bento Santiago, um advogado de meia idade, vive sozinho numa boa casa, em bairro distante do centro do Rio de Janeiro onde é conhecido como Dom Casmurro. Para preencher a vida pacata de viúvo sem filhos, Dom Casmurro resolve contar suas lembranças, isto é, atar as duas pontas da vida, a adolescência e a maturidade.

 Atores encenado a peça Casmurro, baseado Dom Casmurro de Machado de Assis.


Adolescente, Bentinho descobre-se apaixonado pela menina da casa ao lado, a Capitu. Inteligente, com idéias atrevidas, Capitu convence Bentinho a não concordar com o projeto de sua mãe, Dona Glória, senhora viúva e rica, que queria fazê-lo padre. Bentinho tanto encanta-se pela firmeza de Capitu quanto fica fascinado por seus cabelos, pelos olhos de ressaca e começa a conhecer as regras do amar.

 Atores encenado a peça Casmurro, baseado Dom Casmurro de Machado de Assis.


A vida toma o rumo que desejam os apaixonados: depois do seminário, do curso de Direito em São Paulo, casam-se. A vida corre feliz até o dia em que brota o ciúme, de tudo e de todos. A história de amor transforma-se numa história de suspeita de traição.

 Atores encenado a peça Casmurro, baseado Dom Casmurro de Machado de Assis.

O ciúme faz de Bento Santiago um homem cruel e perverso. Mordido pela dúvida de que o pequeno Ezequiel seja não seu filho, mas de seu amigo Escobar, com que aparenta visível semelhança, impõe a separação à Capitu. Para todos os efeitos, o bacharel rico enviava o filho, acompanhado da mãe para estudar na Suíça. Nunca mais Bentinho encontrou Capitu, que morre na Europa. Só revê o filho uma vez, antes de o rapaz morrer de tifo, numa viagem científica a Jerusalém

 Atores encenado a peça Casmurro, baseado Dom Casmurro de Machado de Assis.
 Professor Walmir de inglês das Escolas Félix e Cleusa, ao lado de professora Mara ex-coordenadora da Escola Félix
Professor Lídio de ciências da Escola Félix
.VÍDEOS                                                             .
Vídeo de encerramento e apresentação dos atores
Vídeo de agradecimento e apresentação nominal dos atores
Referencial Bibliográfico:
Biblioteca de Domínio Público (Machado de Assis) [aqui]
Resumos de Livros [aqui]
Cidade do Saber [aqui]

Relacionados:
Halloween nos Contos de Machado de Assis [aqui

Contatos
Cidade do Saber Rua do Telégrafo,SN. Bairro do Natal, Telefone 55(71)3644-9840, CEP 42.809-000, Camaçari, Bahia, Brasil. Teatro Cidade do Saber - Instituto Professor Raimundo Pinheiro. E-mail: producao@gmail.com. Face: Teatro Cidade do Saber

Nenhum comentário: