Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A Escola na Minha Vida


A escola na minha vida.
Religião e IMT

Desde que o mundo começou a dar os primeiros passos para a sua evolução o professor, professora o mestre tem um papel importante em perpetuar a cultura de um povo. É o professor que transmite os conhecimentos  de um determinado povo. Nas tribos indígenas haviam os anciões, os mais velhos que transmitiam aos mais jovens a arte da pesca, da construção e os lugares mais seguros contra animais perigosos e a revolta da natureza.

É corrente na história os conselhos formados pelos mais velhos, cuja função era auxiliar os jovens nas demandas: desde a guerra, a decisões de caráter punitivo ao ajuizamento, por um membro. A finalidade era manter o ímpeto impulsivo e até irresponsável dos jovens, que poderiam por todo o povo em risco.

Desde longos tempos que professores, alunos, funcionários, diretores e as famílias  formam o universo social. A escola é um local de acolhimento de todos. Na escola, pública, não distinção social: rico, pobre, azul, rosa, verde, condomínio, comunidade, etc. A escola deve estar a serviço de todos. Aqui você é cuidado, alimentado, protegido e ensinado para poder construir o seu futuro.  Na escola com os professores você aprende a conhecer o mundo do desconhecido. O mundo das letras, artes, ciências e tecnologias. Os professores ensinam para você poder enfrentar as batalhas para seu emprego, ou sua universidade, ou seu concurso. Quando criança a professora pegava na sua mão e lhe ensinou a escrever as vogais e consoantes, depois a ler e a escrever. E agora você é preparado para uma nova jornada. A jornada do adulto que vai ingressar na sociedade competitiva, que requer mais conhecimentos.

O adulto, agora, que retorna à escola como mãe, pai, avó ou avô tem a oportunidade de atingir outros horizontes do conhecimento. Com maturidade e saber o que quer, chega o aluno adulto a buscar sonhos adormecidos, cuja oportunidade apresentou-se neste momento, por necessidade funcional ou por um desejo pessoal.

Entretanto, o aluno precisa querer a aprender. Fazer como os antepassados que buscavam o conhecimento, a sabedoria, o respeito e a consideração. A escola precisa de paz, o professor só pode dar uma boa aula se as condições permitirem: alunos que prestem atenção as aulas e não ao whatsapp, Face, músicas e conversas durante a explicação. Há alunos  que só falam, contam piadas e não ouvem. Uma minoria se atrapalha e atrapalham os outros. Junta-se o barulho do ventilador, das conversas das  outras salas, da acústica e está o cardápio servido diariamente de indisciplinas.

Você aluno, é você mesmo, precisa ajudar para ser ajudado. Não há aula que resista  ao cardápio de barulhos, indisciplinas,conversas e todas sorte de problemas apontados aqui. Você talvez  não se dê conta que nós professores queremos ajudar vocês. Queremos fazer o papel de preparar você para o emprego, o sucesso pessoal. Você parou para pensar o quanto a escola é importante na sua vida; entretanto, você não dá importância para ela (a escola).

O único ambiente que você é bem recebido é a escola. Aqui você tem nome, tem profissão (estudante), há pessoas que preparam sua merenda e almoço, limpa e arruma as salas.  Preparam aulas para você, dirigem e coordenam as atividades para que as coisas aconteçam e guardam seus documentos. É aqui! Isso mesmo é aqui. Você consegue ler porque um professor ou professora lhe ensinou. E agora fica uma pergunta a escola é um bem ou mal na sua vida? Ou você com suas atitudes é que faz com a escola? O que importa somos nós: professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores. O prédio nos abriga, nos protege do sol e da chuva. Queremos você nosso aluno de volta, plenamente estudando.
PROFESSOR WALMIR SANTANA - IMT e ENSINO RELIGIOSO

Nenhum comentário: