Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

EJA: Uma Chance para Abrir Novos Caminhos

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EJA: uma chance para abrir novos caminhos.

Quando o sol se põe e a noite vem, o corpo só implora por um merecido descanso, quer se lançar na cama, mas o dever logo lhe chama e Silvério da Silva vai estudar.

Para ele, a vida sempre foi muito sofrida, pois começou cedo na lida pra puder se sustentar. Hoje já não é mais criança, porém não perdeu a esperança de uma vida digna alcançar.

Depois que regressou à escola, ele passou a acreditar que poderá voar bem mais alto, porque viu um novo sonho se acender. Agora seu olhar já enxerga bem mais longe. Sente que não demora e logo vai melhorar de situação, pois na empresa em que trabalha só subiu de cargo quem tinha um canudo na mão.

Ele   percebeu   também   que   ter   voltado   a   encontrar   às   palavras,   fez   sua auto estima melhorar. Já conversa sobre qualquer assunto, e até aquela velha preguiça que insistia em lhe acompanhar, foi pra bem distante, creio que se perdeu no horizonte e foi se esconder em outro lugar.


Todos os dias ele quer aprender algo diferente, qualquer coisa que ocupe sua mente. Parece que às palavras o enfeitiçou, fez um rebuliço danado, entrou sem pedi licença, fez à diferença, e lhe mostrou outros caminhos para trilhar.

Na sala de aula que freqüenta, tem alunos de todas as idades. Tem aqueles, que como ele, já passou dos quarenta. Tem alunos de vinte e também de trinta, mas a maioria está na casa dos cinqüenta.
É o que chamam de Educação de Jovens e Adultos, a turma dos que a vida talvez não tenha lhe dado no tempo certo à régua e o compasso, mas que hoje passo a passo o desejo de conquista os anima.

São pessoas de mãos fortes e calejadas, são trabalhadores que não temem uma invernada. Vêm com seus de rostos sofridos e olhares às vezes distantes, porém só precisam de uma chance para dar a volta por cima.
Autor: Walmir Almeida (Professor e Poeta)

Nenhum comentário: